segunda-feira, 9 de março de 2009

Devasso I



















Neste momento estou reconstituindo momentos da minha infância.
Década de 60 do século passado.
Meu apelido era "Discamba"
Eu destestava que me chamasse por este nome
Prá completar, como meu nome é Zé, às vezes me denominavam "Zé Discamba"
Fui batizado com este nome porque, quando ia tomar banho no riacho, eu descia a ladeira de forma desenfreada.
Sem qualquer freio.
Velox.
Morro abaixo
Onde: Área rural de Sambaíba - Rio Balsas
Um devasso no paraíso
Hum,...que delícia de infância
Meus irmãos, as brincadeiras, a fuga para o mato com medo de estranhos, como por exemplo uma expedição do pessoal da SUDENE - Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste.
Quando víamos da roça nós sentimos a presença daquelas pessoas estranhas carregando réguas, moringas, mochilas
Nós nós escondemos no mato e vimos todos eles passar, conversando muito
Instalaram-se à margens do riacho, sob uma frondosa gameleira
Ficaram vários dias ali
Atraídos por presentes que eles nos deram, começamos a chegar.
Meios desconfiados, de longe, nem tomamos banho no riacho, lavamos apenas os pés.
Enquanto isso os forasteiros conversaram entre si, como se estivesse, e estavam achando estranho nossa forma de tomar banho
Apenas os pés
E o medo?
Ficamos vários dias sem liberdade.
Quando eles foram embora fizemos a festa com o que eles deixaram
Refrigerantes
Sardinha enlatada
Uma comidas de cheiro horrível
No entanto comemos e gostamos
Até hoje me lembro da cena, todos nós no mato, atrás de um pé de angico, esperando aqueles seres estranhos
Se tivéssemos arco e flecha tínhamos matado todos eles

Nenhum comentário: